sábado, 7 de junho de 2014

Cultura também é política: festa junina da Escola Papa João XXlll no bairro Novo Horizonte

                                      Festa Junina da Escola Municipal Papa João XXlll


As festas juninas são celebrações culturais assentadas na tradição européia, sobretudo dos países cristãos; elas marcam o início da colheita na roça, portanto os que as organizavam, tanto na Europa, quanto nos paises colonizados por europeus tinham motivos para festejar. No Brasil o resultado do plantio denunciava a mesa farta na casa do agricultor, além, é claro, da abundância advinda com o trabalho de venda e revenda dos produtos que vinha da benção da terra. Essas festas foram trazidas para o Brasil e aqui se proliferaram de Norte a Sul - e merecem ser preservadas para que as futuras gerações percebam que a fartura na mesa é resultado do trabalho de muitos, sobretudo da gente simples que mora na roça e levanta cedo para dar curso à vida de todos.


Nossas crianças e jovens podem aprender muito com a compreensão e preservação das tradições culturais ainda vigentes no Brasil; dos aspectos folclóricos à gastronomia ou do aproveitamento temático à disseminação da solidariedade.




                                      Festa Junina da Escola Muinicipal Papa João XXlll



Parabéns a diretora Adriana Cristina Vieira pela bela festa promovida e por ter conseguido mobilizar toda comunidade escolar para o evento.




Fonte : http://www.teoriaedebate.org.br/