sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Leia o artigo do advogado Hamilton Flávio de Lima - O TREM FANTASMA CONTINUA ASSOMBRANDO.

               
O TREM FANTASMA CONTINUA ASSOMBRANDO

         Araguari, é uma cidade jovem, localizada no Triângulo Mineiro, região que experimenta virtuoso desenvolvimento econômico, com destaque para os setores industrial, agrícola e pecuário.

          Tanto pela sua localização, como também por força da idade, a atividade turística aqui presente é insipiente, sustentada apenas ao chamado turismo de negócios. 
   
          Como é sabido, a pessoa que se dispõe a fazer turismo, está sempre em busca de algo diferenciado, seja quanto ao meio ambiente, marcos históricos e culturais, ou de outras atrações proporcionadas pela natureza ou por empreendimentos voltados ao lazer.

         No contexto local, onde inexiste tais atrações, e por isto, é baixo o afluxo de turistas, a pretensão das autoridades do Município em investir na implantação de um trem turístico, ligando a sede do governo à desativada estação de Stevenson, nos parece extremamente audaciosa, por força da presença de obstáculos praticamente instransponíveis.

         O volume de recursos financeiros necessários, a falta de infra estrutura, a baixa possibilidade de retorno proporcionado pelo investimento, a ausência de motivação indispensável à atração dos interessados, alem de sérios impasses logísticos, a nosso ver, faz com que a pretensão continue apenas no campo dos sonhos.

         É inegável que para instalação do empreendimento, seria indispensável investimentos na construção de pátios de manobras, na disponibilização de outras atrações que não somente o trem, a recuperação e implantação de trilhos, locomotivas e vagões,  e, o mais difícil ainda, autorização da Ferrovia Centro Atlântica para utilização da  sua via férrea, tendo em  vista o intenso trânsito de composições de carga.

         Alem do mais, diferente do que ocorre com os trens turísticos que interligam cidades históricas, como é o caso de Tiradentes e São João Del Rey, destinos turísticos tradicionais, o simples passeio de trem, divorciado de qualquer outra atração, não teria o condão de sustentar permanentemente o interesse dos usuários.

         Enquanto isto, os trilhos que cortam boa parte da cidade, protegidos e vigiados pelo patrimônio histórico, continuam a impedir melhorias no sistema viário, alem de estarem sistematicamente tendo suas áreas invadidas com construções clandestinas e irregulares.

      Diante desta conjuntura, o mais sensato é o enfrentamento da nossa realidade, com o arquivamento definitivo do projeto do trem “fantasma”, a liberação da área cortada pelos trilhos e a sua destinação a uma atividade mais realística.
           Já a estação de Stevenson, recentemente restaurada, pela sua localização estratégica às margens da BR 050, pode sim se tornar uma atração turística, desde que voltada ao atendimento aos usuários da rodovia, com a implantação de boxes destinados à venda de produtos produzidos no Município, tais como frutas e artesanatos, alem do fornecimento de informações gerais ao viajante.

         Fora isto é continuar, não a sonhar, mas a ter pesadelos com o trem fantasma.


                            Hamilton Flávio de lima - Advogado      

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vereadora fala sobre o Projeto dos protestos da dívida ativa...

           

Neste vídeo a Vereadora Eunice Mendes começa  falando sobre uma reunião que os vereadores tiveram com a Promotora Drº Leila e um representante de Cartório, e depois fala sobre a votação do Projeto na Câmara.    
   
   





Brasileiro é tão bonzinho - Reforma da Praça

Depois de postar ontem aqui no Blog que um comerciante de posto de gasolina estaria fazendo uma operação tapa-buracos na rua que dá acesso a seu estabelecimento, com recursos próprios, hoje recebemos a informação de que existe outro comerciante do mesmo setor de atuação que está bancando nada mais, nada menos do que a reforma de uma praça que fica ao lado de sua empresa. veja as fotos:



terça-feira, 19 de novembro de 2013

Por 12 votos contra e 2 a favor Câmara rejeita protestar devedores do Município.....

Hoje durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araguari os vereadores rejeitaram o Projeto de Lei que autorizava o Executivo Municipal a executar através de protesto os cidadãos araguarinos que estão inadimplentes com o Município. Doze vereadores votaram contra a aprovação do Projeto, apenas os vereadores Carlos Machado e o vereador Paulo do Vale votaram favoravelmente a proposta do executivo. O projeto já havia sido apresentado anteriormente, mas atendendo ao pedido da maioria dos vereadores o executivo retirou o projeto antes mesmo de iniciar sua tramitação no legislativo. 
         Não votaram os vereadores Claudio Coelho e Luiz Construtor por estarem afastados temporariamente, e o vereador Tiãozinho do Sindicato pelo fato do mesmo presidir a Casa.

       
A vereadora Eunice Mendes disse que sabe que o município precisa ampliar as receitas, mas por outro lado deixou bem clara sua opinião de que a Câmara não pode aprovar um projeto que irá penalizar ainda mais os contribuintes do município, sobretudo os mais pobres.

O vereador Paulo do Vale disse que apesar de ser uma medida impopular, ela é inevitável, já que o município firmou um termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público que prevê a cobrança dos inadimplentes através da justiça. De acordo com o vereador, diante da negativa da Câmara em aprovar o projeto, o prefeito deverá criar um Decreto para que possa executar os devedores do município.