sexta-feira, 26 de julho de 2013

Polícia Civil desvenda caso de e-mail contra Procurador Leonardo Borelli

Durante entrevista coletiva ocorrida a poucos instantes, o Delegado de Polícia Drº Fernando Storti disse que finalizou as investigações a cerca do caso  do e-mail anônimo que foi enviado a centenas de pessoas da cidade  que continha em seu teor ameaças ao Procurador do Município de Araguari Drº Leonardo Borelli. Segundo o delegado o autor do e-mail é o Srº Leonardo Procópio, que teria confessado a autoria e acusado o Secretário de Agricultura de Araguari, Jonalvo Absair Lopes e o Srº Antônio Spigão, diretor da Secretaria Municipal de Araguari de terem redigido  o texto do e-mail, bem com de terem dado a ordem para que ele o enviasse . Segundo o delegado Fernando Storti todos os envolvidos serão indiciados pela prática de cinco crimes, entre eles: de calúnia, difamação, ameaça.

E com exclusividade conversei com o advogado Drº Thiago Araújo que ao lado do Drº Rogério Fernal representam o Secretário Jonalvo e o Diretor Antônio Spigão, ele nos disse que seus clientes ficaram surpresos com a acusação e negaram veementemente qualquer participação no episódio. O Drº Thiago Araújo afirmou ainda que nos autos não existe qualquer  prova que possa incriminar seus clientes.


Equipe do vereador Luiz Construtor

Há alguns dias publicamos neste blog um artigo sobre o verdadeiro papel do vereador. O foco da matéria era sobre o grande número de pessoas que procuram os gabinetes dos vereadores em busca de favores particulares bem como para solicitar doações diversas. Esperamos ter contribuído ao elencar na matéria diversas atribuições dos nobres Edis. Gostaria de destacar aqui que o Gabinete do Vereador Luiz Construtor vai além, pois possui um banco de dados com oportunidades de empregos disponíveis para a população araguarina, e não raras vezes o cidadão entra no gabinete para solicitar algum tipo de doação e sai com encaminhamento para uma oportunidade de emprego. Parabéns a toda equipe do vereador!!!


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Nepotismo?

Ontem recebemos uma mensagem em que o remetente nos alertava sobre a possibilidade da prática de Nepotismo pela Prefeitura Municipal de Araguari.
Mirna Mares valente




A autora da mensagem nos disse que procurou um advogado e que este lhe garantiu que a nomeação da Srª Mirna Mares Valente para o cargo de secretaria Municipal de Ação Social e da Srª Carmem Valente Oliveira Alvim para Presidente da FAEC constitui sim prática de nepotismo. 
Carmem Valente Oliveira Alvim

A Prefeitura Municipal de Araguari através do Secretário de Gabinete André Luiz Fernandes nos informou que segundo a legislação sobre o assunto tal questionamento não procede.





Fica aberto aqui o espaço para que o advogado apresente sua tese sobre o assunto, caso queira utilizar esse espaço democrático. 

Manutenção no cemitério...

Ontem em conversa com o Diretor do Cemitério Municipal, Vanderlei Mariano o mesmo nos disse que a manutenção no local deverá reiniciar nos próximos dias. 





Ele disse ainda que a empresa que prestava o serviço de manutenção no cemitério teve seu contrato findado ainda no início do ano, e que não houve um novo processo licitatório. Segundo o Pastor Vanderlei o prefeito deverá autorizar para os próximos dias a abertura da licitação para contratação da empresa que prestará o serviço de manutenção nos cemitérios da cidade.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Prefeito garante pagamento do piso dos professores e uma parcela do retroativo na sexta-feira


O prefeito Raul Belém acaba de garantir que na próxima sexta-feira dia 26 de Julho, os servidores da educação do município de Araguari irão receber o pagamento já com o novo piso salarial e mais uma parcela da diferença do piso retroativo a janeiro de 2013.





Como captar recursos do Governo Federal...

Convênio é acordo ou ajuste que disciplina a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos  Fiscal e da Seguridade Social da União.

Participam desse acordo, de um lado, órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta, e, do outro lado, órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando à execução de programa de governo, envolvendo a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação.

Para dar mais visibilidade e controle social sobre os recursos voluntários repassados a estados, municípios e entidades privadas sem fins lucrativos, foi criado o Portal de Convênios do Governo Federal – o SICONV.

A utilização do SICONV para a celebração e liberação de recursos, o acompanhamento da execução e a prestação de contas dos convênios, contratos de repasse e termos de parceria, firmados com recursos transferidos voluntariamente pela União, é obrigatória desde 1° de setembro de 2008.

O portal é gerenciado pelo Departamento de Gestão Estratégica da Informação (DGEI), da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação(SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e todo processo de credenciamento e cadastramento de propostas deve ocorrer por meio desse ambiente.

Somente no ano passado o governo federal efetuou repasses voluntários na ordem de oito bilhões de reais (R$ 8.000.000.000,00) através do Sistema SICONV do Governo Federal. Uma das grandes dificuldades encontradas por entidades do Terceiro setor e até mesmo por alguns municípios para captar esses recursos consiste em não dispor de pessoas qualificadas para operar o sistema de convênios do Governo Federal. Atenta a essa realidade a escola do legislativo ofereceu o curso " Captação de Recursos Federais - SICONV " do qual tive o privilégio de participar. 





terça-feira, 23 de julho de 2013

É possível uma administração pública eficaz?

É possível uma administração pública eficaz?

É de impressionar os bilhões de reais que os governos arrecadam e não conseguem atender as necessidades básicas da população, porque isso acontece? Porque outros países conseguem aplicar bem os recursos e o Brasil não? 

Diante de tantas denuncias de corrupção por parte dos gestores públicos, chegamos até pensar que não tem mais jeito a administração pública no Brasil, mais ainda existe uma luz no fim do túnel. É de impressionar os bilhões de reais que os governos arrecadam e não conseguem atender as necessidades básicas da população, porque isso acontece? Porque outros países conseguem aplicar bem os recursos e o Brasil não?
Pois bem, ainda acredito que tem solução sim. Vejamos, se criarmos mecanismo de apoio para todas as áreas da administração pública que possibilitem o bom desempenho dos funcionários aumentando sistematicamente a produção e melhoria na qualidade do serviço prestado, termos que simplesmente recorrer alguns mecanismos das empresas privadas.

As empresas privadas conseguem pagar todas as despesas incluindo as remunerações variáveis e impostos e ainda lucram milhões, mas porque isso acontece? É claro que os empresários entendem quase tudo do seu ramo de atividades, buscam profissionais de altíssimo nível para desempenhar funções estratégicas que possibilitem aumento de suas receitas, desenvolvem sistemas de acompanhamento e desenvolvimento das tarefas, cada setor tem um planejamento estratégico, metas a serem cumpridas diariamente, são avaliados constantemente e precisam dar resultados.

Pois bem, entendo que um Prefeito empreendedor buscará satisfazer seu cliente (cidadão) criando mecanismo que aprimorem os serviços públicos. Tenho acompanhado algumas prefeituras do interior e percebemos o amadorismo, secretários e diretores que desconhecem completamente os requisitos básicos da administração pública, não sabem nem quanto tem disponível em seu orçamento mensal e anual, vou ainda mais longe, não tem nenhum planejamento estratégico em sua secretária ou diretoria, fazem tudo emergencialmente e de forma amadora, no final das contas sobra para os advogados e contadores organizarem a papelada e enviar ao TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, por isso o TCM rejeita diversas contas de prefeitos de todo o Brasil, mais porque esse descaso acontece? Simplesmente para facilitar os grandes desvios de todos os setores.

Contudo, no meu olhar critico e no mundo ideal talvez um pouco distante, para uma administração publica ela ser eficaz tem que atender a legislação em vigor, e cumprir fielmente a lei de responsabilidade fiscal, mais só isso basta? É claro que não, ai entra o perfil empreendedor do gestor e de seu secretariado.
O Prefeito municipal tem que extrair do seu PPA um Programa de Ação “PA” e desse programa de ação construir metas (baseadas na LDO e LOA) a serem seguidas mês a mês o ano inteiro, com um cronograma administrativo bem elaborado de rotinas de atividades a serem seguidas e consequentemente um relatório de acompanhamento de todas as ações preestabelecidas o que gerará uma súmula contato as ações do mês e os próximos passos a ser seguidos.

Dessa forma começaríamos um longo caminho de mudança cultural e quebras de paradigmas, é preciso repensar o modelo administrativo da gestão pública, as ideias apresentadas aqui são apenas medidas que poderão ser seguidas ao não, mas precisamos de forma urgente, caso contrário já mais conseguiremos ser um País de primeiro mundo. Acreditamos que essa maquina pública precisa ser melhor gerenciada, planejada, organizada em pró do objetivo comum que é a garantia dos direitos de todos os cidadão brasileiros.

Transformar as dificuldades encontradas nos Municípios em oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico, são para Prefeitos com visão empresarial que disponham de interesses para a união dos quatros capitais (Produtivo, Humano, Social e Ambiental) que trataremos no próximo artigo.



segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ex-detento é executado com 5 tiros em Araguari


         







É bom não esquecer

É bom não esquecer

Pedro Simon*

“Não aprenderam nada, nem esqueceram nada.” A frase é de Maurice de Talleyrand, chanceler de Napoleão e influente diplomata, referindo-se aos aristocratas que mesmo após o triunfo da Revolução Francesa, pretendiam reaver seus privilégios e punir os revoltosos. Não perceberam que o mundo como entendiam jamais seria o mesmo.

As relações entre a sociedade e o Estado mudaram também com as jornadas cívicas de junho. E talvez para sempre. Os brasileiros querem uma vida melhor e demonstraram isso com todo vigor possível. Foram verdadeiros levantes em todo o país, convocados pela juventude e suas redes sociais. A tecnologia facilitou tudo, e com os modernos celulares conectados na internet o computador também vai às ruas.

A calmaria encobre às vezes o processo de gestação de uma tempestade e, em nosso caso, muitos anos decorreram desde a última vez em que a cidadania se manifestou dessa forma. A campanha das Diretas Já, no início dos anos 80 e o processo do impeachment, em 1992, fora os últimos registros de uma movimentação assim. Na comparação, uma grande diferença é que aquelas manifestações foram organizadas por instituições com influência junto à sociedade, a exemplo dos partidos, sindicatos e organizações estudantis. Hoje, a liderança é horizontal e eventual, quem fala num dia sobre as reivindicações, é substituído mais adiante por outras pessoas e, assim, sucessivamente.


Mas, para além do novo formato das manifestações, permanecem pulsando corações indignados com a situação. A sociedade paga impostos demais e recebe em troca serviços públicos de má qualidade. Elege parlamentares e governantes e depois tem dificuldade em reconhecê-los como seus representantes. Ao lado disso, a percepção de que a impunidade e o grau de corrupção da vida pública extrapolaram qualquer limite. Mais honestidade e melhores serviços de saúde, educação, segurança e transporte é a pauta das ruas. É bom não esquecer.



Fonte - Facebook

Uma jovem idealista! Uma lição aos mercenários!!

1º Ten Méd Juliana Getirana, 10 de julho.

Durante vinte anos eu sonhei em ser médica do Exército e atuar na Selva Amazônia.
Adiei minha residência, tamanha era a ansiedade de servir à Pátria. Eu fui onde muitos não foram e vi o que muitos insistem em não ver.
Eu fui tratada como rainha pelos amazonenses ribeirinhos. Repartiram comigo a pouca comida que tinham. Chorei de desespero, chorei como nunca na minha vida, ao final de um dia inteiro em uma ACISO (Ação Cívico-Social). Mais de doze horas insanas, sem parar, para atender as literalmente centenas de pessoas na porta da escola querendo ajuda. E eu, era a única médica, munida apenas de caneta, papel e esteto. Chorei de ódio de todas as secretarias de saúde que conheci, nas cidades que passei.
Fui proibida de trabalhar numa cidade porque exigi a evacuação de um paciente em UTI aeromóvel da prefeitura. Gastar todo esse dinheiro com uma pessoa só?Jamais. Hospital sem EAS, EPF, USG... sem nada! Estou cansada desses pseudo-brasileiros que criticam a classe médica e acham que ajudar é dar esmola no sinal.
Estou cansada de ser chamada de mercenária. Estou cansada. Morava num Bairro nobre no litoral do Rio de Janeiro e larguei tudo por um SONHO.
Quero ver esses hipócritas burgueses, falsos moralistas morarem numa cidade onde só se chega de barco ou avião!
Quero ver trabalhar de graça, por saber que o dinheiro que você ia receber era fruto de corrupção! Quero ver!
Infelizmente, tive que voltar da selva. Mas acho que isso foi até bom, farei minha residência e estudarei muito. Mas uma coisa eu afirmo, como eu afirmei há 20 anos atrás, quando eu disse que seria Oficial de carreira na Selva Amazônica: assim que eu terminar minha residência, eu volto pra minha Selva, pras minhas crianças, pras minhas viagens de barco que levam esperança. E deixo aqui, todos esses pseudo-brasileiros, nesse caos, nessa mentira, nesse consumismo desenfreado.Nessa desgraça disfarçada de álcool, boates, futebol e samba.
Desejarei força para os meus colegas de profissão que por aqui ficam.

E com certeza, terei a consciência limpa, que eu fiz jus ao meu juramento e não fui mais uma hipócrita.

Compra de votos, deputado ensina a técnica





domingo, 21 de julho de 2013

Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) investirá R$ 200.000.000,00 em Araguari

               Notícia divulgada pelo amigo Gibão 

Autorizada a devolver à União 3.800 quilômetros de trechos de ferrovias em seis estados, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada da mineradora Vale, começou a trabalhar na elaboração dos projetos de engenharia e do orçamento de obras de infraestrutura que serão realizadas como contrapartida da operadora. Os investimentos foram estimados em
R$ 760 milhões pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), contemplando 14 intervenções em Minas Gerais, duas em São Paulo e uma em Goiás. A concessionária da antiga malha Centro-Leste da extinta Rede Ferrroviária Federal detém 8 mil quilômetros de linhas, que cortam 316 municípios de sete estados.

Em Minas, segundo informações da FCA, estão definidos a modernização do trecho que liga Araguari, no Triângulo, a Ibiá, no Norte do estado, a construção de viadutos em Araguari, Santa Luzia, Prudente de Moraes, Matozinhos e Bambuí. Haverá contornos ferroviários em Itaúna e Santo Antônio do Monte, além da construção de passagens superiores em Pedro Leopoldo, Juatuba, Carmo do Cajuru, Vianópolis e Campo Alto. Betim e Santa Luzia vão ganhar soluções integradas. Os projetos consistem em melhorias no tráfego e na capacidade de transporte, que farão parte do sistema ferroviário nacional, ao fim da concessão à FCA, que ocorrerá dentro de 13 anos.

"Prioridade Cidade UF Intervenção Custo Estimado (R$)

1 Araguari-Ibiá MG Modernização 180.000.000,00
2 Itaúna MG Contorno 172.000.000,00
3 Betim MG Solução Integrada 130.000.000,00
4 Campos Alto MG Passagem Superior 20.000.000,00
5 Bambuí MG Vi a d u t o 42.000.000,00
6 Santo Antônio do Monte MG Contorno 78.471.180,00
7 Vi a n ó p o l i s GO Passagem Superior 40.000.000,00
8 Aguaí SP Vi a d u t o 28.000.000,00
9 Carmo do Cajuru MG Passagem Superior 20.000.000,00
10 Juatuba MG Passagem Superior 20.000.000,00
11 Boa Vista Nova SP Solução Integrada 28.000.000,00
12 Araguari MG Vi a d u t o 28.000.000,00
13 Santa Luzia MG Vi a d u t o 20.000.000,00
14 Prudente de Moraes MG Vi a d u t o 20.000.000,00
15 Matozinhos MG Vi a d u t o 20.000.000,00
16 Santa Luzia MG Solução Integrada 60.000.000,00
17 Pedro Leopoldo MG Passagem Superior 28.000.000,00
Custo total: 934.471.180,00

Fonte: Diário Oficial da União/ABIFER

Publicada em:: 05/07/2013"

Opinião do Gibão
Realmente pessoal, está mais do que claro a importância,bem como a voracidade,com que as redes sociais atuam no âmbito do que se trata "comunicação" e "informação". O motivo desta postagem, ainda tardia, considerando que a publicação no Diário Oficial da União foi no dia 05 de Julho,ou seja,há quase duas semanas ,comprova a inércia e incompetência do ser humano no geral. Ainda ontem tive notícias de que ,dentro da prefeitura, não se sabia de nada e, para piorar, depois de mais de duas semanas de sua publicação é que os jornais de Araguari(um, para ser mais exato) procurou se informar e publicar alguma coisa relacionada ao assunto.Vejam bem,é um investimento de míseros R$200.000.000,00(duzentos milhões de reais) em Araguari e ninguém sabia de nada e,se sabiam,não se pronunciaram. Vamos acordar gente, o bonde passa e tais informações são imprescindíveis para uma boa administração e para o desenvolvimento de uma cidade. Aproveitem o que temos, que não existia antigamente,um item quase,prá não falar necessário para a vida humana hoje, que é a INTERNET. Infelizmente o computador não se conecta sozinho,ele precisa ser ligado primeiro,não se digita aleatóreamente e sozinho também,ainda precisa de uma coisa para fazê-lo e que está mais escasso no nosso meio, O SER HUMANO CURIOSO E COM VONTADE DE TRABALHAR...Vale fazer uma pequena observação em relação ao que estou dizendo,em uma conversa de "boteco" se originou esse assunto e da possibilidade destes investimentos em Araguari,e por incrível que pareça,com um funcionário da Prefeitura ao qual,talvez,não se dá o valor que mereça ou até a oportunidade de ser ouvido por quem deva. 

26.000 visitas, obrigado a todos!!!!!




Nosso Blog acaba de atingir a marca de 26.000 visitas. Muito obrigado a todos!!! Continuaremos firmes no propósito de levar informações sobre tudo o que acontece nos Bastidores da Política.





Apostando na Agricultura Familiar..

Nunca se ouviu falar tanto em Araguari sobre a agricultura familiar. A agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho; são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado.

 O secretário de agricultura Jonalvo Absair Lopes é oriundo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e por isso, não é surpresa pra ninguém que o tema ganhasse ênfase na atual gestão municipal.


 Há de se ressaltar que ainda no ano de 2012 o Secretário Jonalvo elaborou o plano de governo do prefeito Raul Belém para a área da agricultura, sendo que os pilares desse plano têm como objetivo o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade, mediante a modernização do sistema produtivo, valorização do produtor rural e a profissionalização dos produtores familiares.

E como parte da estratégia de fortalecimento da Agricultura Familiar, teremos esse ano,  pela primeira vez na história de Araguari, a 1º Feira Municipal de Agricultura Familiar de Araguari e Região, durante a tradicional festa de Exposição Agropecuária que acontece anualmente na cidade.

Parabéns ao Prefeito Raul Belém e ao Secretário Jonalvo por mais essa importante realização.

O Setor Agrário de Araguari estará em FESTA ! No mes de Agosto, várias festas, vários eventos, vários shows e várias articulações em nome do crescimento do setor primário de nossa economia, baseada em sua maioria pela atividade agrícola. A partir de 01 de Agosto e culminando com o 28 de Agosto, onde comemora-se o aniversário de nossa cidade, várias autoridades e órgãos governamentais do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA e da Secretaria de Estado de Agricultura de MInas Gerais. Do dia 23 à 28 de Agosto acontecerá a 46ª EXPO ARAGUARI, que será realizada conjunta à 1ª Feira Municipal da Agricultura Familiar de Araguari e Região - FEMAFRA, esta com várias exposições de artesanatos e produtos oriundos do pequeno camponês. Confirmado na exposição de Araguari (EXPO ARAGUARI e FEMAFRA), com portões abertos, Eduardo Melo, Sergio Reis e Renato Teixeira. Christian e Ralf, Cesar Menotti e Fabiano, Irmão Lázaro e Rodeio. A Secretaria de Agricultura de Araguari, em parceira com os Sindicatos dos Produtores Rurais e dos Trabalhadores Rurais, Emater, Ima e Prefeitura MUnicipal, farão ainda, eventos como a apresentação do PLANO ABC do MAPA, além da Criação de Consórcio INtermunicipal de Sanidade Agropecuária, alem de outras apresentações e palestras. VOCÊ É NOSSO CONVIDADO !!

Campus da UFU em Araguari

A Universidade Federal de Uberlândia conta em sua estruturada com 32 unidades acadêmicas com 68 cursos de graduação, 37 programas de pós graduação que oferecem 33 cursos de mestrado acadêmico, 04 cursos de mestrado profissional e 19 cursos de doutorado,atuando em diversos campi, distribuídos nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

Campus Ituiutaba


No ano de 2012 autoridades municipais anunciavam aos quatro cantos da cidade que no início de  2013 já haveria um processo seletivo para  o ingresso na UFU - Campus Araguari. Nada foi concretizado.









Os mais otimistas apostam que a criação do Campus UFU- Araguari poderá se concretizar  devido ao apoio do novo Reitor da Instituição pelo fato dele ser nosso conterrâneo.








Os céticos entre os quais eu me incluo, só acreditam na criação de um Campus da UFU em Araguari quando a cidade voltar a ter representatividade política no congresso Nacional. E nessa perspectiva é essencial que esse tema esteja na pauta dos pré-candidatos a deputado federal por Araguari.

Grandes organizações e seus imprescindíveis talentos humanos...

"Em  um  contexto  empresarial,  há  diversos  fatores  importantes  para  o sucesso das organizações, desde a sua infra-estrutura, localização, máquinas, equipamentos,  tecnologia  e  processos.  Entretanto,  um  dos  elementos imprescindíveis  para  o  seu  crescimento  e  sustentação  no  atual  mercado competitivo  são  as  pessoas. Estas  são muito  importantes,  pois  constituem  o capital humano que permite ser o diferencial competitivo." 


Parabéns a Superintendente Executiva e Advogada Eliana Cristina pelo belíssimo trabalho que  vem desempenhando na Coocacer - Araguari.