sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Número de vereadores de Araguari pode cair de 17 para 15

Foi divulgado na tarde desta sexta-feira durante o Programa Tribuna do Povo da Rádio Onda Viva que existe um parecer da Procuradoria do TRE/MG no sentido de que a Câmara Municipal deve ter o número máximo de 15 vereadores e não 17 como é formada atualmente.


domingo, 2 de novembro de 2014

Prefeito não fará reformas !!!!

   
Nos últimos dias vem sendo anunciado pela imprensa araguarina que o Prefeito Raul Belém promoverá uma ampla reforma administrativa na estrutura pública municipal. Para ser sincero penso que parte da imprensa esteja completamente equivocada quando faz essa afirmação, pois uma reforma administrativa vai muito mais além do que exonerar e nomear ocupantes de cargos de confiança.

   Diante da complexidade da estrutura do poder executivo local e da importância econômica que representa para o município, pois a Prefeitura é o maior empregador da cidade, uma reforma administrativa como esta sendo divulgada pela imprensa exigiria a participação do legislativo municipal, e definitivamente não é isto que o prefeito Raul Belém pretende fazer, pelo menos não é essa a leitura que faço levando em consideração as suas falas divulgadas pela imprensa.

  Quando se fala em Reforma Administrativa imaginamos um esforço do executivo e do legislativo com vistas a reestruturar os diversos órgãos e entidades existentes na estrutura atual, através da extinção, criação e fusão destes órgãos, o que demandaria a realocação e redistribuição dos cargos efetivos e de confiança.

  Quando se fala em reforma imaginamos a modernização da maquina administrativa municipal com o objetivo de valorizar os servidores, de equilibrar as contas públicas, de reduzir a burocracia e de agilizar o atendimento as demandas dos cidadãos araguarinos.

   Portanto não há que se falar em reforma administrativa sem a participação da Câmara de Vereadores, na minha visão o que o Prefeito pretende é somente substituir alguns cargos de confiança e remanejar outros com o intuito de melhorar a eficiência na prestação dos serviços públicos, mas não sem deixar de observar as mudanças ocorridas no cenário político atual, com vistas a garantir a governabilidade e também de proporcionar um ambiente favorável caso venha a concorrer a reeleição em 2016.