terça-feira, 24 de novembro de 2015

Para que mais uma CLI?



É inegável que a percepção do cidadão comum acerca das Comissões Legislativas de Inquérito é de que elas perderam o sentido de ser, ora por serem criadas como instrumentos de disputas políticas, ora pela ineficácia de seus resultados. As comissões de inquérito funcionam temporariamente, são propostas somente por parlamentares, tem caráter de fiscalização e investigação, com o intuito de trazer à tona desvios em oculto que afetam o interesse público. Porém é sabido por todos que Comissão Legislativa de Inquérito não julga, mormente pela natureza investigatória. Aquele que investiga não tem imparcialidade para julgar. Neste contexto a pergunta que não quer calar é: Para que mais uma CLI ?

Os cinco vereadores da oposição ao Governo já assinaram o requerimento propondo a criação da CLI da folha de pagamento, esperam a adesão do vereador Levi Siqueira egresso da situação e recém chegado a oposição, e também a assinatura do governista Dhiosney Andrade, pivô da polêmica em torno dos “altos salários” percebidos por pouco mais de uma dezena de servidores municipais, ao qual o vereador intitulou de “esquemão”.

Quem viver verá. Para a população em geral o fato de se criar ou não uma CLI é irrelevante pelos motivos citados na introdução desse texto. Já os desdobramentos que ainda podem ocorrer e as eventuais consequências para o futuro político do vereador protagonista dessa história ainda são imprevisíveis.