quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Aprovados no concurso da Policia Civil buscam apoio para nomeações



Aprovados em concurso da Polícia Civil buscam apoio do Legislativo
Fortalecendo movimento presente em todo o estado, araguarinos solicitam gestões políticas para agilizar nomeações

Na manhã desta quinta-feira, dia 24, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araguari recebeu no Gabinete da Presidência os jovens Carlos Eduardo Guimarães Mota e Diogo Marra, dois dos 40 araguarinos aprovados no último concurso da Polícia Civil de Minas Gerais e que aguardam suas nomeações. Na ocasião estiveram presentes os vereadores Giulliano Tibá (presidente), Levi Siqueira (vice) e Wesley Lucas de Mendonça (primeiro secretário).

Fortalecendo o movimento presente em todo o estado, os dois jovens buscaram o apoio do Poder Legislativo para que sejam iniciadas gestões junto ao governador Fernando Pimentel (PT) a fim de agilizar a nomeação dos candidatos aprovados em todas as fases do certame. “A precariedade nas condições de trabalho das delegacias mineiras dispensa comentários. Existe hoje um déficit de quase 50% de investigadores e policiais, os quais se encontram cada vez mais desmotivados e sobrecarregados. Mais que pleitear uma nomeação, algo que interessa particularmente a cada um de nós, estamos pleiteando algo que contempla toda a sociedade, pois, a segurança pública é uma situação que interessa a todos”, afirmou Carlos Eduardo Guimarães Mota.

De acordo com ele, foram aprovados, em todas as fases do concurso, 2.472 candidatos dos quais 1.000 já foram convocados para fazer seu pré-cadastro junto à Academia de Polícia Civil (Acadepol). “No entanto, há um silêncio institucional do governo. Não temos uma posição oficial quanto a essas nomeações e é isso que o nosso movimento está buscando por meio dos protestos pacíficos e da articulação junto aos demais agentes políticos. Autoridades e câmaras municipais de todo o estado estão se unindo ao movimento para sensibilizar o governador no sentido de determinar a nomeação do número de aprovados equivalente ao ofertado no edital e a ampliação das vagas até o número total de aprovados, tendo em vista o déficit dos servidores”, acrescentou Diogo Marra.

Ao se pronunciarem, os vereadores se colocaram à disposição e se comprometeram a mobilizar todo o Legislativo para colaborar com o movimento. “De início, nós preparamos um ofício para ser encaminhado ao Governo do Estado e traçamos algumas estratégias para iniciar as gestões necessárias. Sem dúvida, a reivindicação é legítima, a Polícia Civil precisa urgentemente desse reforço no quadro de pessoal e nós acreditamos que, mobilizando todos os municípios e a sociedade como um todo, o movimento logrará êxito em suas reivindicações”, comentou o vereador presidente Giulliano Tibá.

Na próxima terça-feira, dia 29, a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em atenção ao requerimento do deputado sargento Rodrigues (PDT), promoverá uma audiência pública na capital mineira para tratar do assunto. “Sem dúvida, essa audiência será um marco, pois, teremos um posicionamento oficial. Mas, é importante salientar que o nosso movimento não vai parar. Nós vamos continuar buscando apoio político e, inclusive, promovendo protestos pacíficos para que a sociedade saiba o que está acontecendo. Nós fomos aprovados em todas as fases do concurso, possuímos curso superior, fomos submetidos à prova de títulos... Somos pessoas instruídas, com um novo perfil, a maioria com o firme ideal de trabalhar para e pela sociedade. Por isso estamos nos organizando, nos articulando de maneira ordenada. E, nós, representantes de Araguari, estaremos lá para exigir a nomeação imediata desses profissionais e ampliação da oferta de vagas, além de nos posicionar contra o fracionamento que está sendo proposto e que vai atrasar a enteada de todos”, finalizou Carlos Eduardo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Presidência da Câmara



No último dia 18/09 o Governador Fernando Pimentel anunciou que as nomeações ocorrerão em 2016, sendo 580 em janeiro e 500 em julho. 

domingo, 20 de setembro de 2015

Atual secretariado não agrega capital político ao Governo Raul Belém.

Já dizia Maquiavel em 1509 "Chegar ao poder é fácil, difícil é manter-se no poder. No ano que vem teremos eleições para prefeito, o cenário atual da economia e os escândalos de corrupção envolvendo a classe política são apenas uns dos complicadores no caminho dos que irão buscar a reeleição. E é nos municípios que tal empreitada nos parece mais penosa, já que a nefasta centralização dos recursos públicos nos cofres do Governo Federal inviabiliza a realização de investimentos por parte dos municípios, fato que causa  um desgaste natural aos atuais mandatários do poder local. Em Araguari tudo indica que o atual Prefeito Raul Belém disputará a reeleição e portanto já entrará na disputa com o desgaste natural de quem já estará a frente do poder municipal nos últimos 3 anos que antecedem ao ano da eleição. Tal fato por si só, a meu ver poderia ser neutralizado pela impressionante habilidade política do Prefeito herdada certamente de seu pai, e de sua vasta experiência nos corredores do poder, além  de seu incontestável carisma pessoal. Mas na visão deste observador existe outro fator complicador  que merece uma reflexão mais aprofundada. O perfil do atual quadro de secretários municipais favorece o prefeito no caso de se buscar uma reeleição? Todos sabemos que a estrutura do poder no Brasil é muito complexa devido ao pluripartidarismo e nesse contexto seria utopia imaginar que este ou aquele governo consiga estabilidade política se não formar um governo de coalizão com as forças políticas locais buscando o equilíbrio dessas forças. E é justamente neste aspecto que concentro minhas atenções e observo atentamente os acontecimentos, e até arrisco a apostar que ainda este ano poderão ocorrer mudanças profundas no quadro de secretários municipais, pois com raríssimas exceções o atual secretariado não agrega capital político ao governo do prefeito Raul Belém.

Wilton Lima