sexta-feira, 5 de abril de 2013

ARAGUARI X CORONELISMO

 VEJAM COMO PENSAM OS CORONÉIS
 
 ESTE É UM COMENTÁRIO DE UM ANÔNIMO EM RESPOSTA A UMA POSTAGEM NESTE   BLOG SOBRE O RETORNO DA SECRETÁRIA DE AGRICULTURA PARA O PARQUE DE EXPOSIÇÕES.

 

CARA VCS NÃO TEM O QUE FAZER?FICAR AI = LAVADEIRA.DESDE QUE EXITE POLITICA SEMPRE A SECRETARIA DE ARICULTURA FOI NA EXPOSIÇÃO.PARA DE AGIR COM IMATURIDADE.ESTA QUERENDO APARECER.O LUGARES DE VCS SÃO LA.E VC SENHOR WILTON O QUE GANHA COM TD ISSO FICAR TOMANDO PARTIDO?O RAUL SIM DEVE MANDAR TDS DE VOLTA POIS O LUGAR DE VC É NA EXPOSIÇÃO E PRONTO.É SO LIMPAR DETETIZAR E PRONTO.TEM COM MAIS IMPORTANTE PARA SE PREOCUPAR EM VEZ DE FICAR AI PERDENDO TEMPO COM BOBAGENS.






Coronelismo 

   O termo coronel no período republicano significava chefe político de um determinado local que geralmente era dono de terras ou comerciante. Da forma com que prestavam serviços ao Poder Executivo os coronéis ganhavam prestígio e força.
     O coronelismo foi um período de práticas autoritárias e violentas comandadas pelos coronéis, fato que ocorreu até aproximadamente 1960. Os coronéis controlavam as pessoas da região e as obrigava a realizar fatos e tomar decisões segundo sua vontade. Aproveitavam o fato de que as pessoas eram desinformadas e pouco educadas para motivá-las a fazer segundo o que lhes era proposto. Os coronéis conseguiam formar regimes e tributos em sua região assim como estipular impostos e promover a candidatura de seu elegido.       
      Como possuíam grande quantidade de colonos em suas terras e havia respeito seguido de “medo” por grande parte da população rural da região, os coronéis abusavam do seu prestígio para manipular as pessoas e até obrigá-las sob forma brutal a fazer sua vontade.
      Este cenário começou a mudar quando as famílias começaram a migrar para os centros urbanos, o que lhes proporcionou acesso à educação, aos direitos que possuíam e aos meios de comunicação. Por causa dessa migração, os coronéis começaram a impor seus desejos através da força e da ameaça, as famílias obedeciam ao seu desejo com medo da violência que poderiam sofrer e temiam que o seu sustento fosse tomado.
      Hoje, ainda em locais do interior e distante das cidades, existem coronéis que abusam do seu poder para manipular as pessoas carentes de ensino e informação.

5 comentários:

  1. Nossa, e o pior é que o cara ai tentando dar lição de moral Sr.Sargento Wilton e dizer o que se deve fazer, mas não sabe nem escrever.

    Eu falo , só em Araguari mesmo que acontece certas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente alguns psicopátas capitalistas acham que segurança e saúde do povo são bobagens.

    Cadê os direitos humanos?

    ResponderExcluir
  3. Esse incompetente anônimo tem que ver que, com o dinheiro gasto nessas instalações inadequadas e imundas daria para efetuar ações sociais em prol de pessoas carentes e melhorias em instituições de caridade

    ResponderExcluir
  4. maravilha de texto! fez justiça a época dos coronéis eram assim mesmo um pouco pior porque a lei era eles quem faziam,ate mesmo si colocavam como advogados e magistrados pensa o poder na mão de alguns gatos pingados,concordo que hoje um pouco melhor mas ainda continuamos vivendo naquela época com pessoas que ainda não entenderam que o mundo esta tentando mudar as mentes dos homens que viam daquela época,mas alguns ainda relutam em não mudar os pensamentos ainda são descendestes destes mesmos homens indireto ou diretamente se me entendem! netos,filhos assim vai, isto nos mostra que o poder e bom mas tem seu preço não cabe mais neste mundo,onde era um só monopolizador um tirano que mandava que era próprio daquele tempo de fortes e fracos pois o poder daquela época era dito para encaminhar os fracos pois eles não saberiam fazer ou andar por si só, olha que ironia nos chamavam de fracos e ignorantes seres que foram trazidos para servir mas que no fundo eram pessoas simples mas que teriam que permanecer burros e ignorantes é o velho termo da época era "curralzinho " á sim os ignorantes iam vivendo nestes termos de proteção falo e dou a cara para bater, porque sou neta de coronel e por isto acho que devemos mudar estes pensamentos e respeitar o pensar o agir e não mais robotizar com o medo e a tirania sei que ainda e difícil abrir mão deste poder porque e bom e como uma droga vicia se assim posso dizer que é bom.mas lembre-se estamos no seculo XXI terceiro milênio e Araguari não pode mais viver com estes pensamentos concordo com uma coisa o dialogo ele sim e tudo, então vamos mudar nossa mente para poder nos sentir pelo menos um pouco mais livres e perceber que precisamos de muito pouco para viver porque nossos caixões não tem gavetas lembrem- se disso,um grande abraço a todos e muito obrigada por poder deixar aqui o meu pensamento

    ResponderExcluir
  5. Os Rodrigues da Cunha mandaram e desmandaram por decadas em nossa cidade e parece que aos poucos estes velhos cocoroneis estão voltando, INCLUSIVE, fiquei sabendo que existe um PROJETO DE LEI tramitando na Câmara para doar uma ENORME ´´area no Distrito Industrial para o primo do Prefeito e atual presidente do Sindicato Rural SR Tulio Rodrigues da Cunha....é mole ou quer mais !!!!

    ResponderExcluir