segunda-feira, 15 de abril de 2013

Partidos políticos...


Os ideais da democracia participativa,conforme o modelo proposto pelos Gregos, nos dias de hoje se encontra praticamente restrito ao período eleitoral. A efetiva participação popular na tomada de decisões políticas pressupõe a existência de uma sociedade civil,politicamente  preparada, ativa, e disposta a lutar pelas causas da coletividade, cobrando dos dirigentes uma postura ética, e que o aparelho estatal não seja utilizado em proveito próprio.

A democracia advém de clamores éticos de justiça e liberdade, a vida política seria, então, a tentativa de equilibrar decisões políticas e jurídicas ao clamor moral e social que defende o interesse das classes dominadas e minorias. A democracia é um dos componentes da interação social, e por conseguinte não se resume a um apelo a igualdade abstrata de direitos, mas combate a desigualdade pelo acesso as decisões públicas. Uma sociedade será mais democrática na medida em que haja maior número de pessoas participando das decisões políticas.

Os partidos políticos é que seriam as ferramentas que possibilitariam essa interlocução entre a população e o poder público, contudo o que percebemos é que existe no âmbito das agremiações políticas uma elite dirigente que inviabiliza a plena participação popular. 

     "É PRECISO HAVER UMA DEMOCRATIZAÇÃO NAS ESTRUTURAS PARTIDÁRIAS"













Nenhum comentário:

Postar um comentário