terça-feira, 18 de junho de 2013

O Bem e o Mal

Quem trilha os caminhos dos Bastidores da Política, deve estar preparado para filtrar as informações antes de socializa-lás com a coletividade. Por esse motivo prefiro neste momento compartilhar com os leitores deste blog que nos últimos dias esta em curso um movimento de caráter político que julgo ser uma luta entre o bem e o mal. Só o prefeito Raul Belém poderá dizer quem vencerá.
No inicio da Bíblia tem uma passagem bastante emblemática, e que nos ajuda a entender a luta que existe entre o bem o mal. É a história de Abel e Caim. Abel, um homem bom e trabalhador, agraciado por Deus, um símbolo daquilo que Deus espera de cada ser humano. Caim, pelo contrário, um homem invejoso, que não se alegra com a felicidade de seu irmão Abel e como consequência, acaba tirando a sua vida. Podemos condenar Caim pela sua atitude, mas talvez, agindo assim, estaremos condenando a nós mesmos, que tantas vezes optamos pelo mal e pela destruição do nosso irmão.
Na verdade, Caim e Abel são duas figuras que revelam o intimo de cada um de nós. O bem e o mal, Abel e Caim, estão dentro de cada ser humano, e diariamente devemos escolher a quem seguir e a quem dar mais força e poder.
Existe uma tendência inata ao mal dentro de nós, e que precisa ser enfrentada com coragem e muita persistência. Quantas vezes nos deparamos com realidades que nos deixam um tanto perplexos, tais como alegrar-se com a desgraça do outro. Falamos em amor, em compreensão, em partilha, mas de repente quando sabemos que alguém foi mal, se lascou, parece que nós gostamos e até vibramos. Anormal essa nossa atitude? Diria que não, mas o instinto venceu sobre a razão. Depois, quando paramos para refletir, percebemos o erro que fizemos. Não existe nesse mundo nenhuma pessoa que não tenha feito algo de errado, e se arrependido depois. Faz parte da nossa natureza humana, por vezes tão má e passível de destruição do outro.
Existe também, por outro lado, uma tendência inata ao bem. Mas ela é uma questão de escolha, porque o instinto do mal fala em primeiro lugar. Fazer o bem é escolher a vida, e isso requer um esforço diário, porque por natureza somos mais propensos ao mal do que ao bem. Vibramos mais com a derrota do outro do quem com a sua vitória. Eu não estou sendo trágico e nem fatalista ao falar sobre isso, mas muito realista com aquilo que faz parte da raça humana.

3 comentários:

  1. MARAVILHA DE TEXTO ADOREI PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Wilton, a julgar pelo texto eu diria que não existe esse negócio de "bem contra o mal", na verdade o que existe são interesses diversos em jogo. De um lado uma população carente de saúde, educação de qualidade e algo mais...De outro, uma classe média que alcançou o poder e pensa em não arredar o pé dali, dada a tamanha confusão que estão fazendo entre governar e "dominar" um povo. Há que se ter oposição e o povo não deve ser omisso. Há que se levar informação e despetar nesse mesmo povo a noção de que quem governa esse país e a nossa cidade são eles mesmos e não quem está no poder. O poder é efêmero, pessoas vão e vem e a cidade continua a mesma..É hora do povo se levantar contra os desmandos e os abusos cometidos contra esse governo e digo mais, isso não tem nada de bíblico e nem pode ser compreendido de uma forma maniqueísta : de um lado tem o bom e do outro o mal, mas deve ser considerado esse momento enquanto um período em que o povo deve assumir as rédeas e aprender a cobrar de quem está no poder...Afinal foi esse mesmo povo que os colocou lá, portanto, esse mesmo povo também tem o direito de tirar do cargo quem não corresponde às suas expectativas . Há que se fazer algo e isso não tardará a acontecer....

    ResponderExcluir