domingo, 23 de junho de 2013

Obrigado! pelas 20.000 visitas.







Com a chegada da Internet e, com ela, a possibilidade de construção de espaços eletrônicos de deliberação participativa, o debate em torno do desenvolvimento da democracia ganhou novo impulso. Sob o ponto de vista do potencial para participação política, a Internet apresenta vantagens como: grande variedade de informações, capacidade de envolver diferentes parceiros de interlocução através de diferenciados recursos e facilidade de comunicação direta, rápida e sem obstáculos entre o público e os políticos.


A associação da Internet como um instrumento de democratização vem da sua capacidade de potencializar o acesso à informação e à comunicação multidirecional. “Porque se a informação somente flui em um só sentido, estamos criando e reproduzindo cidadãos passivos que só se contentam em estar informados e não em participar ativamente dos assuntos públicos.”

As ponderações sobre democracia eletrônica aparecem relacionadas à capacidade do novo ambiente de comunicação de promover a participação do cidadão na vida pública e seu envolvimento em questões políticas, como acesso aos processos legislativos, comunicação eletrônica com representantes eleitos, votação eletrônica, discussões sobre temas da sociedade, escolha de prioridades nas listas dos orçamentos participativos, participação via meios eletrônicos em referendos, plebiscitos etc.
 A Internet pode possibilitar um meio através do qual cidadãos podem se comunicar entre si e com políticos, trocar informações e debater sem barreiras burocráticas, de forma rápida e direta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário