domingo, 21 de julho de 2013

Apostando na Agricultura Familiar..

Nunca se ouviu falar tanto em Araguari sobre a agricultura familiar. A agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho; são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado.

 O secretário de agricultura Jonalvo Absair Lopes é oriundo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e por isso, não é surpresa pra ninguém que o tema ganhasse ênfase na atual gestão municipal.


 Há de se ressaltar que ainda no ano de 2012 o Secretário Jonalvo elaborou o plano de governo do prefeito Raul Belém para a área da agricultura, sendo que os pilares desse plano têm como objetivo o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade, mediante a modernização do sistema produtivo, valorização do produtor rural e a profissionalização dos produtores familiares.

E como parte da estratégia de fortalecimento da Agricultura Familiar, teremos esse ano,  pela primeira vez na história de Araguari, a 1º Feira Municipal de Agricultura Familiar de Araguari e Região, durante a tradicional festa de Exposição Agropecuária que acontece anualmente na cidade.

Parabéns ao Prefeito Raul Belém e ao Secretário Jonalvo por mais essa importante realização.

O Setor Agrário de Araguari estará em FESTA ! No mes de Agosto, várias festas, vários eventos, vários shows e várias articulações em nome do crescimento do setor primário de nossa economia, baseada em sua maioria pela atividade agrícola. A partir de 01 de Agosto e culminando com o 28 de Agosto, onde comemora-se o aniversário de nossa cidade, várias autoridades e órgãos governamentais do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA e da Secretaria de Estado de Agricultura de MInas Gerais. Do dia 23 à 28 de Agosto acontecerá a 46ª EXPO ARAGUARI, que será realizada conjunta à 1ª Feira Municipal da Agricultura Familiar de Araguari e Região - FEMAFRA, esta com várias exposições de artesanatos e produtos oriundos do pequeno camponês. Confirmado na exposição de Araguari (EXPO ARAGUARI e FEMAFRA), com portões abertos, Eduardo Melo, Sergio Reis e Renato Teixeira. Christian e Ralf, Cesar Menotti e Fabiano, Irmão Lázaro e Rodeio. A Secretaria de Agricultura de Araguari, em parceira com os Sindicatos dos Produtores Rurais e dos Trabalhadores Rurais, Emater, Ima e Prefeitura MUnicipal, farão ainda, eventos como a apresentação do PLANO ABC do MAPA, além da Criação de Consórcio INtermunicipal de Sanidade Agropecuária, alem de outras apresentações e palestras. VOCÊ É NOSSO CONVIDADO !!

Um comentário:

  1. A Agricultura Familiar já é por si só uma atividade de Agronegócio. Tanto é que o Governo Federal determinou, na forma de lei, que todo recurso disponibilizado para aquisição de merenda escolar seja proveniente da Agricultura Familiar, cujo percentual deverá ser de 30% destes recursos por ano. Infelizmente em Araguari existe apenas uma Associação que agrega esses agricultores, os quais não produzem em quantidade e na demanda que a cidade ainda exige. O que falta é mais investimento neste setor e estimular os pequenos produtores a se organizarem melhor e de forma mais eficiente, de modo a poder fornecer produtos que atendam à demanda do município. Não posso afirmar que essa intenção do Secretário De Agricultura partiu de outras conversas que tivemos no passado sobre isto, mas sempre que nossa escola vai realizar aquisições da agricultura familiar é um tanto dificultoso o processo, por ser burocrático e por não ter mais que uma Associação no Município, que pela lei tem um limite de fornecimento às instituições públicas de ensino. Enfim, há que se mudar muito ainda para que a Agricultura Familiar em Araguari, que fornece produtos de primeira qualidade, sejam efetivamente reconhecidos e valorizados em sua plenitude. No entanto, volto afirmar, sem a participação e a organização dessas famílias em torno do que o poder público pode determinar em função da valorização da Agricultura Familiar, isso não acontecerá sem a presença efetiva destes produtores em torno daquilo que é de seu interesse. O poder público pode determinar muitas ações, fazendo o discurso que está tudo indo bem, lindo, maravilhoso, mas nem sempre é o que acontece. Podemos pensar que os cidadãos estão satisfeitos, quando algumas ações mais prejudicam do que auxiliam quem realmente necessita de estímulo e valorização.

    ResponderExcluir