terça-feira, 23 de julho de 2013

É possível uma administração pública eficaz?

É possível uma administração pública eficaz?

É de impressionar os bilhões de reais que os governos arrecadam e não conseguem atender as necessidades básicas da população, porque isso acontece? Porque outros países conseguem aplicar bem os recursos e o Brasil não? 

Diante de tantas denuncias de corrupção por parte dos gestores públicos, chegamos até pensar que não tem mais jeito a administração pública no Brasil, mais ainda existe uma luz no fim do túnel. É de impressionar os bilhões de reais que os governos arrecadam e não conseguem atender as necessidades básicas da população, porque isso acontece? Porque outros países conseguem aplicar bem os recursos e o Brasil não?
Pois bem, ainda acredito que tem solução sim. Vejamos, se criarmos mecanismo de apoio para todas as áreas da administração pública que possibilitem o bom desempenho dos funcionários aumentando sistematicamente a produção e melhoria na qualidade do serviço prestado, termos que simplesmente recorrer alguns mecanismos das empresas privadas.

As empresas privadas conseguem pagar todas as despesas incluindo as remunerações variáveis e impostos e ainda lucram milhões, mas porque isso acontece? É claro que os empresários entendem quase tudo do seu ramo de atividades, buscam profissionais de altíssimo nível para desempenhar funções estratégicas que possibilitem aumento de suas receitas, desenvolvem sistemas de acompanhamento e desenvolvimento das tarefas, cada setor tem um planejamento estratégico, metas a serem cumpridas diariamente, são avaliados constantemente e precisam dar resultados.

Pois bem, entendo que um Prefeito empreendedor buscará satisfazer seu cliente (cidadão) criando mecanismo que aprimorem os serviços públicos. Tenho acompanhado algumas prefeituras do interior e percebemos o amadorismo, secretários e diretores que desconhecem completamente os requisitos básicos da administração pública, não sabem nem quanto tem disponível em seu orçamento mensal e anual, vou ainda mais longe, não tem nenhum planejamento estratégico em sua secretária ou diretoria, fazem tudo emergencialmente e de forma amadora, no final das contas sobra para os advogados e contadores organizarem a papelada e enviar ao TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, por isso o TCM rejeita diversas contas de prefeitos de todo o Brasil, mais porque esse descaso acontece? Simplesmente para facilitar os grandes desvios de todos os setores.

Contudo, no meu olhar critico e no mundo ideal talvez um pouco distante, para uma administração publica ela ser eficaz tem que atender a legislação em vigor, e cumprir fielmente a lei de responsabilidade fiscal, mais só isso basta? É claro que não, ai entra o perfil empreendedor do gestor e de seu secretariado.
O Prefeito municipal tem que extrair do seu PPA um Programa de Ação “PA” e desse programa de ação construir metas (baseadas na LDO e LOA) a serem seguidas mês a mês o ano inteiro, com um cronograma administrativo bem elaborado de rotinas de atividades a serem seguidas e consequentemente um relatório de acompanhamento de todas as ações preestabelecidas o que gerará uma súmula contato as ações do mês e os próximos passos a ser seguidos.

Dessa forma começaríamos um longo caminho de mudança cultural e quebras de paradigmas, é preciso repensar o modelo administrativo da gestão pública, as ideias apresentadas aqui são apenas medidas que poderão ser seguidas ao não, mas precisamos de forma urgente, caso contrário já mais conseguiremos ser um País de primeiro mundo. Acreditamos que essa maquina pública precisa ser melhor gerenciada, planejada, organizada em pró do objetivo comum que é a garantia dos direitos de todos os cidadão brasileiros.

Transformar as dificuldades encontradas nos Municípios em oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico, são para Prefeitos com visão empresarial que disponham de interesses para a união dos quatros capitais (Produtivo, Humano, Social e Ambiental) que trataremos no próximo artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário