quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Anastasia participa de abertura do maior encontro mundial do setor cafeeiro

Anastasia participa de abertura do maior encontro mundial do setor cafeeiro

Agência Minas

Ao participar da abertura oficial da Semana Internacional do Café, na manhã desta segunda-feira (09), no Expominas, em Belo Horizonte, o governador Antonio Anastasia afirmou que o maior desafio para o setor é agregar mais valor ao produto, principal âncora agrícola de Minas Gerais. Metade da produção de cafés especiais no Brasil é feita no Estado. A Semana inclui a reunião anual da Organização Internacional do Café (OIC), que este ano comemora 50 anos de fundação.

Minas Gerais possui o maior programa de certificação do mundo, o Certifica Minas, que garante o crescimento da participação da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional. Neste ano, o Estado contará com um total de 1.750 propriedades certificadas. No entanto, a participação do café especial na pauta exportadora do país e do Estado de Minas Gerais ainda é inferior ao embarque do café in natura. Segundo Antonio Anastasia, não só o produtor, mas toda a cadeia produtiva do café se beneficiará com o processo de agregar mais valor ao produto.

Esse tem sido nosso grande esforço, agregar valor ao café. É muito interessante observar, e até estranho, que Minas Gerais e o Brasil são os maiores produtores de café em grão do mundo, mas não são os maiores exportadores do café processado. Os líderes são os países europeus. Então, o nosso grande propósito é, com a melhoria da produtividade e do estímulo ao empresariado, trazermos para cá essas fábricas para que possam processar o café. O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de café e já caminha para ser o primeiro. Portanto, temos, internamente mesmo, um mercado imenso que pode ser também aqui conquistado, melhorando a renda não só do produtor mais de toda a cadeia produtiva do café”, afirmou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, destacou que o Governo de Minas desenvolve várias ações de suporte ao setor cafeeiro, responsável por mais de 50% da produção de café no Brasil. “O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, tem feito um enorme esforço para melhorar a qualidade do nosso café. O programa Certifica Minas é um exemplo objetivo desse avanço, porque busca adequar as propriedades rurais mineiras às normas internacionais de produção”, afirmou.


Agencia Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário