domingo, 29 de dezembro de 2013

NO REINO DA BICHARADA – O GAVIÃO OPORTUNISTA




NO REINO DA BICHARADA – O GAVIÃO OPORTUNISTA

         No reino da bicharada comandado pelo Elefante, mora também um bicho bastante conhecido que, através de diversos expedientes manhosos, acabou por ganhar seu lugar na corte. Hoje, desfrutando de prestígio e força, é conhecido como Gavião Oportunista.

         Criado pelo ancestral do Elefante e, mantido por muito tempo pelo Papagaio, já que nunca trabalhou, foi levado pelo Elefante, o atual rei da floresta, para fazer parte dos bichos aboletados na administração da corte.

         No começo, despojado de competência para ocupar cargo de relevância, foi esquecido na plataforma do palácio, onde passava o dia voando, prá lá e prá cá, fazendo confusão, fofocas, levando, trazendo recados e dando bicadinhas em rações alheias.

         Esperto, bajulador e malandro, sentindo que os outros bichos que realmente tinham força na administração do reino, estavam mais preocupados em se arrumar do que trabalhar, foi ocupando espaços, destilando um veneno aqui, outro ali, até se tornar na atualidade, o principal conselheiro do Elefante, que, como reconhecimento, lhe deu um cargo importante na sua anti-sala.

         Na sua nova função, entre outras ocupações, está incluído o controle dos bichos responsáveis por fazer as regras a serem cumpridas pelos moradores da floresta.

         Assim, toda semana ele abandona temporariamente a companhia do Elefante e voa para a casa destes bichos para acompanhar as reuniões que acontecem todas as terças feiras.
         Ali ele guincha grosso e, de bajulador passa a ser bajulado.

         Circula livremente no meio da reunião, força sua paralisação quando bem entende e, quando alguns bichos se mostram rebeldes, exibe com orgulho a força do seu enorme bico.
         Faz cara feia, afaga, esbraveja, ameaça com chantagem e cobra fidelidade.

 No final sempre consegue que as regras sejam aprovadas ao gosto do Elefante, mesmo nos casos em que a proposta não coincide com os interesses dos bichos da floresta.

         Para manter em alta seu prestígio, nunca deixa que outros bichos conversem com o Elefante sem que ele esteja por perto.

         Sempre presente, não perde oportunidade para meter seu afiado bico na conversa, mesmo quando nada entende do assunto que está sendo tratado, o que quase sempre acontece.

         Sua função é também fazer contato com os órgãos de divulgação da floresta. Na falta de algo proveitoso a ser divulgado, especializou-se em plantar noticias ufanistas sobre o Elefante, quase sempre tratando de grandes realizações e milagres administrativos, que nunca acontecem. Anunciou a construção de um grande viaduto, hoje não se fala mais nisto. Está anunciando a liberação de recursos para a construção de uma grande estação de esgotos, mas nunca informa quando isto vai acontecer. Anunciou festivamente a duplicação de um trecho de estrada, o que ainda continua apenas no campo das promessas. E por aí vai.

         Para que o Elefante se mantenha convencido de que seu reinado é um sucesso, o Gavião faz com que seus subordinados comentem ter presenciado, em diversos pontos da floresta, grandes elogios a ele e a sua corte, que todos os bichos estão satisfeitos, e que a floresta está em amplo desenvolvimento e logo vai ficar maior do que a existente do outro lado do rio.
         E o Elefante, na sua simplicidade e indolência, fica todo orgulhoso das trapalhadas que anda aprontando, acredita em tudo e segue sendo tapeado pelo seu conselheiro, o qual considera o melhor e o mais competente do mundo.

         A realidade é bem outra e todos os bichos daqui sabem, mas pelo jeito o Gavião Oportunista somente será desmascarado daqui a três anos, quando o Elefante terá que tentar renovar o seu título de rei, isto se ele chegar até lá.

         Mas, o mais provável é que, quando isto acontecer, o Gavião Oportunista, malandro e esperto, já terá batido asas em busca de outro simplório inocente, que possa também ser tapeado e iludido impunemente.
O tempo dirá, pois o gavião é, por índole, um bicho falso e traiçoeiro.

                                                                                                                Dejair F. Lima
                                                                                                                                    Advogado e jornalista

      As matérias assinadas pelos nossos colaboradores não, necessariamente, refletem a nossa opinião.         

4 comentários:

  1. Fantástico. A primeira letra do apelido do tal: "G" . Realmente uma peça e tanto, que não esconde a vontade de ''ganhar'', financeiramente, muito, durante esses 4 anos.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que este Gaviao tem duas empreiteiras prestando servicos na. Prefeitura alem de ser Secretario Municipal.

    ResponderExcluir
  3. Na Camara ele manda em pelo menos 12 Vereadores e eles obedecem como patinhos.

    ResponderExcluir
  4. Quem será o Gavião???? O povo precisa saber!!! Está enganando muito gente!!!!

    ResponderExcluir