sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NO REINO DA BICHARADA - O LEÃO DA JUBA CAÍDA

O REINO DA BICHARADA - PARTE 2

NO REINO DA BICHARADA - O LEÃO DA JUBA CAÍDA
         Esta é uma fábula do cotidiano, portanto, qualquer semelhança com fatos, pessoas ou outros bichos, pode não ser mera coincidência.
        Conforme já contado em história recente, o Elefante, quando escolhido para ser o administrador de um sítio não muito distante, convidou para participar da sua administração um Leão que, para mostrar sua valentia não perdia oportunidade para rugir da forma mais estridente que conseguia.
        Instalado na mata, e com enorme apetite, vivia beliscando ou abocanhado parte das rações entregues pelos moradores, para a manutenção de todos e do lugar.
        E assim, pacatamente, o Leão levou a vida durante alguns meses, até que traído pelo insaciável apetite, caiu no canto da sereia de uns bichos diferentes, metidos a expertos, que habitavam a floresta de um lugar vizinho, que lhe prometeram, não migalhas, mas sim toneladas de ração.
        Cego pela ganância, o leão imediatamente se interessou pela proposta e, espertamente, promoveu para intermediar os contatos, por óbvio, para não aparecer na fita, o seu fiel escudeiro, um Gambá, desajeitado, inexperiente e da língua solta, mas também ganancioso.
        A partir daí, vários foram os contatos para o planejamento e execução do “desvio” que pretendiam promover aos depósitos de ração da floresta. Em todos, o Gambá sempre falava em nome do Leão, recebendo e levando ordens e, deixando pelo caminho a podridão que é peculiar à espécie.
        O interessante é que, tudo que era combinado com o Gambá, era imediatamente executado pelo Leão. Exigiram a troca do responsável pelo controle de interesse dos bichos da floresta. No outro dia, por determinação do Leão, o mesmo foi trocado por uma Gazela de confiança dos bichos que vieram de fora. Em outra oportunidade exigiram a reformulação da comissão responsável pela análise das aquisições de ração. De imediato, o Leão, mesmo rosnando alto para mostrar que era ele que mandava no pedaço, promoveu a reformulação exigida. E assim foi até que um dia a árvore caiu.
        Como os bichos metidos a espertos haviam vendido a mesma idéia nas florestas vizinhas do local onde habitavam, os responsáveis por manter a ordem daquele lugar, depois de muita investigação, meteram todos na jaula.
        No sítio, foi uma verdadeira debandada. No meio da correria, o Elefante batia o pé no chão e a tromba no peito e urrava que não sabia de nada e que havia sido traído.
        Tal qual o Elefante, por sua vez, o Leão flagrado com a mão na massa, também rosnava que não tinha nada com aquilo, que sua força teria sido usada indevidamente, e que a culpa era exclusiva do Gambá, movido pela ganância.
        Aí, para insinuar isenção, o que evidentemente não tinha, o Leão simulou ter se afastado temporariamente da corte, alegando que o motivo seria facilitar a apuração da sua participação nos fatos.
        Já o Elefante, orientado pelo Leão, que se preparava para bater em retirada com o enorme rabo entre as pernas, imediatamente desmanchou o acordo firmado com os bichos alienígenas, e, em seguida, expulsou da mata o Gambá, a Gazela e outros bichos menores, como se fossem eles os únicos responsáveis pelo “desvio” de ração que estava sendo tramado.
        O resultado da apuração, se é que houve, não poderia ser outro. Não havia acontecido nada de relevante e, portanto, todos eram inocentes, inclusive o Gambá e os demais bichos antes expulsos da floresta.
        Foi uma festa! Todos os bichos da corte se abraçaram e deram urras a seus líderes. Enquanto o Leão procurava se mostrar indignado e a planejar seu retorno triunfal à floresta, o Elefante passou a agir como vítima e, para que os fatos fossem rapidamente esquecidos, desandou a insinuar grandes realizações e milagres que promoveria futuramente no curso do seu reinado.
        Acalmada a situação, e julgando que a paz havia voltado à floresta, o Leão voltou à corte, evidentemente, bastante ressabiado, de juba caída e com a cauda bem mais crescida. Já o Elefante, mais desajeitado ainda, voltou a fazer o que mais gostava, viajar, sem saber por que, ou prá que.
        Tamanho foi o susto quando perceberam que, em uma das suas patas dianteira, se encontrava colada uma tarja de cor negra, semelhante aquelas usadas por bichos que vão passear na  Bahia, mas que teimava em não sair, deixando evidente que em vez de a paz ter voltado, como acreditavam, era a guerra que estava apenas começando.

  Dejair F. Lima

                                                                                     Advogado e jornalista

7 comentários:

  1. MARAVILHA PARABÉNS ISTO QUE É MOSTRAR A REALIDADE COM MUITA CLASSE ISTO E PARA POUCO.

    ResponderExcluir
  2. Simples, Trivial e esclarecedor retrata com clareza a Tarja Preta e seus desdobramentos em nossa cidade, lembrando que este enredo tem um patrocínio da POLICIA FEDERAL.

    ResponderExcluir
  3. Caiu como uma luva. Nunca havia visto um governo ir com tanta sede ao pote no primeiro ano de governo. Pelo visto os compromissos de campanha ainda estao em aberto. Afinal o saque do. Thomaz seria grande.

    ResponderExcluir
  4. Se gritar pega ladrao....nao sobra um meu irmao.

    ResponderExcluir
  5. A sociedade organizada, entidades e clubes de servicos deveriam denunciar o Ministerio Publico de Araguari no Conselho Nacional de Justica por inercia e incompetencia pela omissao nas investigacoes do caso Tarja Preta. Basta apresentar uma representacao no CNJ em Brasilia. e a coisa anda. Reage povo de Araguari.

    ResponderExcluir
  6. Pesquise no TRE os financiadores com doaçao na campanha do Raul e cruze com os dados dos ganhadores das licitaçoes dos ultimos 11 meses e descobrira as coincidencias.

    ResponderExcluir
  7. 09-Jul-2013
    G-8: a nova representação classista de Araguari
    Grupo surge para contribuir com o desenvolvimento da cidade, buscando soluções para os problemas e interesses da comunidade.

    Isso foi anunciado uns tempos atrás em noticiários locais, pergunta se um, foi atrás do que a câmara apurou? e se a câmara apurou alguma coisa o que foi apurado? como foi? cadê o resultado? (em tudo que se cria aqui colocam o "pau de toda obra" do TOTO, pior que ele entra nisso....)
    É muita balela na cabeça da gente. É muita gente achando que ninguém esta vendo. O povo esta cansado....
    Fica vendo onde isso vai acabar. Uma liderança que PARECIA promissora, virou uma decepção, um engodo (ele(s) não deve(m) nem saber o que é isso...)

    ResponderExcluir