segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A LONGA ESPERA POR DIAS MELHORES

           De quatro em quatro anos, quando da realização de eleições legislativas, assistimos sistematicamente a cidade de Araguari permanecer órfã de representantes na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.
            Lamentavelmente, as lideranças políticas locais, por incompetência, inabilidade ou desinteresse, deixam de aproveitar a oportunidade para que a cidade volte a ocupar os espaços na área federal e estadual que, historicamente, já lhe pertenceram.
            Embora a história se repita eleição após eleição, a lição que parece ainda não terem aprendido, é que Araguari não possui densidade eleitoral para, apenas com seus votos, eleger mais de um deputado estadual, situação que se complica ainda mais quando se trata da eleição de deputado federal.
            O contexto histórico mostra claramente que, havendo dois candidatos locais disputando as eleições para deputado estadual, a possibilidade da eleição de pelo menos um, depende fundamentalmente de que o candidato esteja estruturado financeiramente, além de dispor de interação com lideranças políticas da região onde pretenda investir. Conforme exaustivamente comprovado, a ocorrência de um só destes fatores, mostra-se insuficiente para que o esforço se converta em votos.
            Para as próximas eleições esta realidade volta a ficar claramente evidenciada. Tudo indica que teremos diversos candidatos daqui, disputando o cargo de deputado estadual, a maioria deles sem qualquer sentido ou objetivo, a não ser tumultuar o processo, dificultado a eleição daqueles que realmente buscam este resultado.
Apresentam-se como soldados do partido, sacrificando interesses coletivos locais, em busca de minguados votos destinados a contribuir para a eleição de candidatos de maior densidade eleitoral, filiados a seus partidos, não importando de onde sejam.
            E assim Araguari vai vivendo o seu carma.
            Dos nomes hoje comentados, tudo indica que, apenas dois, se mostram preparados para a disputa do cargo, com a pretensão clara de se elegerem. Os demais, ou são figurantes em busca de notoriedade, ou são apenas caricatos arremedos de candidatos.
            Já para deputado federal, no momento, a situação se mostra mais esperançosa visto que poucos estão se apresentando para a disputa do cargo. E mais, o único que mostra pretensões para tanto, possui densidade eleitoral, experiência política e bom trânsito nas cidades da região, qualidades que o credenciam a disputar o pleito com reais chances de eleição.
            Dependendo do partido que o mesmo esteja filiado, se esta situação realmente se concretizar, o município de Araguari, depois de muitos anos, terá sim a possibilidade de contar novamente com um deputado federal, imprescindível à defesa dos seus interesses junto ao governo federal. Vale a pena torcer!    
            A se repetir os mesmos equívocos praticados em outros pleitos, principalmente quanto à eleição de deputado estadual, ninguém será eleito, e Araguari vai continuar desfilando por mais quatro anos, sua indigência política junto aos governos da União e do Estado, passando o chapéu em busca dos recursos financeiros indispensáveis à realização de investimentos no Município.
            A constatação desta realidade está refletida no desempenho administrativo experimentado no ano que ora finda, primeiro da gestão do atual Prefeito, onde estão patentes os obstáculos enfrentados, agravados por episódios extras, que podem potenciar ainda mais as dificuldades já encontradas, na busca de soluções para os graves problemas que afligem o Município e sua população.
            O Prefeito, jovem e inexperiente, tem encontrado sérias dificuldades para levar a bom termo a administração do Município.
            Carente de habilidade administrativa, não conseguiu formar um grupo de colaboradores diretos, com projetos definidos, objetivos comuns e comunhão de pensamentos. Aliás, pelo menos aparentemente, os percalços vivenciados, decorrem da tentativa de contemplar com importantes cargos administrativos, pessoas que, movidas por interesses diversos, o acompanharam no processo eleitoral.
O reflexo desta forma de se conduzir, em uma atividade onde a competência administrativa e a habilidade política se completam, acabou por gestar uma equipe administrativa heterogênea, com limitações técnicas e despreparo político que, agravada pela ausência de unicidade de comando, com raras exceções, não proporcionou qualquer contribuição relevante para amenizar as carências administrativas do Município.
            Ressalve-se que, pelos critérios de escolha, onde não foi levado em conta, capacidade técnica, competência e adequação do pretendente, mas tão somente o seu grau de participação e colaboração na campanha eleitoral, não se podia esperar melhor desempenho.
            Vale lembrar que, apesar das deficiências administrativas, com prestígio e trânsito político, o Prefeito conseguiu do Estado a liberação de parcos recursos financeiros ao Município, nada muito relevante, mas que proporcionou incontestes benefícios à população.
            Para o próximo ano, com a realização das eleições gerais, época em que o governo do estado e federal, tendem a ser mais generosos no atendimento aos pleitos dos Municípios, o prestígio e trânsito político do Prefeito, podem se mostrar decisivos para que Araguari venha a ser atendida em suas mais importantes reivindicações, com transferência de recursos destes governos, não com empréstimos marotos, mas sim a “fundo perdido”, como é habitual acontecer nas comunidades de maior peso no processo eleitoral.
            É sabido que nada acontece por acaso. Passado o processo eleitoral, para que venham dias melhores, vai ser imprescindível a união de forças produtivas com o Poder Público Municipal, apoiados por uma representação política consistente e atuante, esta dependente dos resultados do pleito, que somente será alcançado com a eleição de deputados locais.
            A nós, cidadãos comuns, só resta cumprir nossa parte e torcer para que, no próximo e decisivo ano, grandes modificações positivas ocorram na vida política e administrativa da cidade.
Longe de qualquer dúvida o atual, no geral, não foi o ano proveitoso que a população esperava. É lamentável, Araguari precisa e merece muito mais.   

                                                                                Hamilton Flávio de Lima – Advogado

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário