domingo, 28 de setembro de 2014

Eleições em Minas: Decisão está nas mãos dos indecisos

Ao contrário do que apontou o Vox Populi e o Ibope (20 e 21 de setembro), não dá para garantir se haverá ou não segundo turno nas eleições mineiras, de acordo com os dados divulgados ontem pelo instituto Datafolha. Em vez de 20 pontos de vantagem (do petista para o tucano), o Datafolha anotou praticamente a metade, de 11 pontos. Mais do que isso, o que animou os tucanos foi a alta taxa de indecisos, que permanece em 23%, a nove dias das eleições.

A pesquisa registrou estabilidade nos números em relação à sua última sondagem. O candidato a governador Fernando Pimentel (PT) oscilou positivamente dentro da margem de erro, de 34% a 36%; o tucano Pimenta da Veiga, com a mesma variação, saiu de 23% para 25%. Ambos cresceram dois pontos dentro de uma margem de erro de três pontos.Com isso, a diferença de 11 pontos entre Pimentel e Pimenta poderia ser ainda mais reduzida na reta final, além de descontar os seis pontos obtidos pelos outros cinco candidatos.

Sem registrar crescimento, nas últimas semanas, os tucanos mudaram radicalmente a campanha e apostaram tudo em duas vertentes: na recuperação de seu candidato presidencial Aécio Neves a partir de Minas Gerais, e no mistério dos indecisos. No mesmo período, imprimiu forte ritmo. O próprio Aécio, depois de ter ficado fora do estado por cinco semanas, veio aqui sete vezes em apenas sete dias. Além disso, o tucano mantém forte campanha negativa contra o rival, que também, até agora, não produziu o efeito esperado.
A grande expectativa, a decisão dos rumos da eleição está nas mãos dos indecisos. Se a indefinição for superada na mesma proporção dos definidos, Pimentel leva no primeiro turno. Por outro lado, se Pimenta convencê-los, poderá forçar um segundo turno e compensar a falta de um terceiro candidato competitivo. 





Fonte: hoje em dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário