Minas será o 1º Estado no mundo a produzir aço verde com rejeitos de barragens
O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou um acordo realizado com a empresa Boston Metal para construir uma unidade produtora de aço verde a partir de rejeitos de minério. A multinacional investirá em torno de R$ 573 milhões na construção de uma planta industrial na região de Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes.
Esta será a primeira indústria no mundo a utilizar este tipo de tecnologia inovadora, que aproveita os rejeitos das barragens para extrair metais e ligas em geral. Para isso, a empresa utilizará um processo chamado eletrólise de óxido fundido (MOE), que utiliza eletricidade e dispensa o uso de carvão ou quaisquer combustíveis fósseis.
Zema ressaltou a importância do acordo para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais, proporcionando uma destinação adequada para os rejeitos de minério que se acumulam em barragens e geram preocupação pelo risco de graves acidentes e danos ambientais. “Será uma metalurgia revolucionária, que vai usar os rejeitos de barragens, que hoje são uma preocupação para nosso estado. E que vai estar produzindo metal usando eletricidade, uma fonte de energia limpa”.
A Boston Metal é uma startup criada e desenvolvida dentro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), considerado uma das melhores universidades do mundo e a principal referência em ensino e pesquisa em inovações tecnológicas. Para Fernando Passalio, secretário de Desenvolvimento Econômico de MG, “é bastante satisfatório ver que uma startup nascida no maior ambiente de inovação do mundo escolheu Minas Gerais para a sua primeira planta de produção. Isso agrega muito valor à nossa economia e, certamente, chama a atenção de outras marcas globais para também investirem no estado, gerando emprego e renda”.
Comentários
Postar um comentário