quarta-feira, 10 de abril de 2013

Minas terá mais 2 deputados federais.....




Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tomada nessa terça-feira (9), vai alterar o cenário político na Câmara dos Deputados, a partir de 2014.
A determinação do TSE  muda a quantidade de deputados federais em 13 estados brasileiros.  Com isto, Minas ganha mais dois deputados federais e passa de 53 para 55 representantes na Câmara.

A justificativa para a nova distribuição tem como base a população de cada unidade da federação medida pelo Censo de 2010, feito pelo IBGE. Segundo o Tribunal, a composição tinha como referência a população de 1988.

Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul vão perder uma vaga a partir de 2014. Paraíba e Piauí perdem dois deputados cada.
Amazonas e Santa Catarina vão ganhar um parlamentar a mais.  Ceará e Minas Gerais terão mais dois deputados e mais dois deputados e o Pará, terá mais 4 vagas.

Com a mudança, o número de deputados estaduais nos 13 Estados afetados pela decisão também será alterado. Segundo a Constituição, a quantidade de deputados das assembleias legislativas deve ser o triplo de eleitos pelo Estado na Câmara dos Deputados, com um limite em 36 ocupantes.

Fonte - bhaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário