Comunicado da empresa Expresso Cidade
A REALIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO EM
ARAGUARI
DESEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO
De acordo com a Lei Municipal nº 3.657 que contém o
regulamento dos serviços de transporte coletivo de passageiros do Município de
Araguari, determina em seu artigo 23º:
A exploração
dos serviços de transporte coletivo será remunerada pelas tarifas oficiais,
aprovadas por decreto, com base nos estudos desenvolvidos pelo órgão
gerenciador e segundo planilha e custos.
§1º A tarifa
tem a função de atribuir justa remuneração ao capital, permitir o melhoramento
e a expansão dos serviços e assegurar o equilíbrio econômico financeiro do
contrato.
Nossa empresa vem, regularmente desde o ano de 2008,
apresentando requerimentos para a reavaliação tarifária, sempre embasada na
planilha de cálculo tarifário de custos elaborada pelo GEIPOT – Empresa
Brasileira de Planejamento de Transportes, subordinada ao Departamento de
Transportes Urbanos, órgão do Ministério dos Transportes, a qual é usada como
instrumento por diversas cidades do Brasil, e que está em conformidade com a
Cláusula Décima Primeira do Contrato nº 222/2002. Destes cálculos, resultaram
os valores de tarifa requeridos, os quais apresentamos abaixo juntamente com as
tarifas decretadas:
Data Requerimento
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Valores Apurados
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Valores Autorizados
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Data Autorização
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07/10/2008
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Urbano R$ 1,90
Amanhece R$ 2,62
Piracaíba R$ 7,35
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Urbano R$ 1,80
Amanhece R$ 2,20
Piracaíba R$ 5,00
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02/12/2008 Decreto 061/08
02 meses após
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13/11/2009
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Urbano R$ 1,90
Amanhece R$ 3,35
Piracaíba R$ 8,60
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Urbano R$ 1,90
Amanhece R$ 2,60
Piracaíba R$ 6,00
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08/06/2010 Decreto 035/10
07 meses após
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18/11/2010
Reiterado em
16/06/2011
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Urbano R$ 2,40
Amanhece R$ 3,50
Piracaíba R$ 10,00
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Não houve autorização
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Nov/2011
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Urbano R$ 2,50
Amanhece R$ 4,00
Piracaíba R$ 10,00
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Não houve autorização
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Jan/2012
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Urbano R$ 2,10
Amanhece R$ 3,00
Piracaíba R$ 7,00
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09/01/2012
Decreto 001/12
25 meses após o pedido inicial, com
percentual 19% a menor que o solicitado
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Nov/2012
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Urbano R$ 2,80
Amanhece R$ 4,30
Piracaíba R$ 11,30
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07/01/2013
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Urbano R$ 2,90
Amanhece R$ 4,40
Piracaíba R$ 11,50
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Não
houve autorização até o momento
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Ora,
se a tarifa é a única forma de receita do serviço, e se a mesma não garante a
justa e perfeita remuneração do mesmo para que se possa arcar com os custos
operacionais e de melhoria de frota, fica claro que a qualidade do serviço não
vai alcançar os anseios da população e da Prefeitura.
Informamos ainda, que somente o
combustível sofreu um reajuste de aproximadamente 12% no período de
janeiro/2012 até julho/2013. Que, o sindicato representante da classe
trabalhadora (SINDTRANS) apresentou rol de reivindicações para majoração do
valor dos salários e benefícios da mão de obra da ordem de aproximadamente 16% e,
que, os demais insumos como pneus, peças, e veículos novos sofreram reajuste de
aproximadamente 18%.
Salientamos também, que todas as tarifas
decretadas pela Prefeitura, carecem de embasamento em estudos técnicos para sua
determinação, desconsiderando aspectos importantes como as quantidades totais
de passageiros transportados, quilometragem rodada e quantidade de passageiros
gratuitos.
VALES TRANSPORTES ADQUIRIDOS PELA
PREFEITURA
É dever da Prefeitura, em acordo com a
Lei Municipal nº 4.021, conceder a todos os seus servidores, vales-transporte
nas quantidades necessárias para o deslocamento de sua
residência-trabalho-residência.
Esta lei foi fruto de reivindicação do
SINDTRANS no ano de 2004, o qual através de uma paralisação do sistema
sensibilizou tanto a Câmara Municipal quanto o Poder Executivo, os quais
instituíram esta legislação.
Esta lei, nada mais é do a garantia de
um benefício instituído por lei federal e que a Prefeitura até então não
reconhecia. Atualmente, os servidores municipais representam aproximadamente
42% dos usuários do serviço de transporte por ônibus. Ou seja, a Prefeitura é
responsável diretamente por 42% da receita do serviço e, a sua inadimplência ou
não aquisição em um mês trás um impacto muito grande ao fluxo de caixa.
Com relação a este item, informamos que
no período de Novembro/2012 à Março/2013, a Prefeitura deixou de comprar os
vales transportes por dois meses (Novembro/2012 e Janeiro/2013) e no mês de
Fevereiro/2013 comprou somente o montante referente à metade do mês.
LINHAS E HORÁRIOS
Desde janeiro/2006 quando assumimos o
serviço, fizemos tentativas de ampliação do serviço, as quais não se mostraram
frutíferas:
- Todas as linhas funcionavam até as
24:00;
- Linha Circular 01 atendendo região do
Mataboi e diversos bairros;
- Todas as linhas funcionavam aos
sábados e domingos.
As que tiveram êxito:
- Ampliação de itinerário para atender o
Residencial Alvorada;
- Ampliação de itinerário para atender o
bairro Vieno;
- Criação de linha para o Bairro
Beatriz;
- Ampliação das linhas durante a semana
para o bairro São Judas/Santa Terezinha;
- Ampliação das linhas durante a semana
para o bairro Sibipiruna;
- Criação da linha Distrito Industrial I
atendendo diversos bairros em direção ao Distrito Industrial;
Atualmente mantemos somente duas linhas
em funcionamento após as 20:00 até as 23:00 para os bairros Sta
Helena,/Gutierrez São Sebastião/Goiás, Av Belchior de Godoy, Av. Mato Grosso e
Rodoviária.
Em maio próximo passado, efetuamos a
alteração da linha Circular 01, para atendimento dos bairros Madri, Monte Moriá
e Portal de Fátima, readequando os horários para atendimento ao Bairro São
Sebastião com intervalo máximo de 35 minutos entre uma viagem e a próxima.
Adquirimos também dois veículos novos,
iniciando a operação em 23/05/13. Assim, a frota passou a ser integrada por 05
onibus totalmente acessíveis para cadeirantes. Os sete restantes, deverão ser
substituídos até dezembro/13.
Dos 12 onibus integrantes da frota, 3
são reservas para manutenção preventiva e corretiva.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta empresa foi fundada nesta cidade,
acreditando e investindo em seu crescimento. Já são sete anos de trabalho árduo
e com afinco.
Reconheço que não há perfeição que possa
ser encontrada no trabalho elaborado por mãos humanas, mas nossa dedicação
sempre foi a maior possível para que fosse prestado um serviço de excelência. Contudo,
estamos envidando todos os nossos esforços para manter em funcionamento o
serviço com a atual estrutura de sete linhas urbanas e duas distritais, mesmo
recebendo por uma tarifa que referente a valores de três anos atrás.
A atual administração limita-se a
questionar o porquê da renovação do contrato, pois a sua vontade é a de
realizar uma nova licitação para trocar a empresa. Sim, estas são as palavras
corretas, a intenção é trocar a empresa. Ou seja, ocorrendo a licitação e sendo
a Expresso Cidade a vencedora do certame, o prefeito irá manter a mesma tarifa.
Caso ocorra a substituição da empresa, automaticamente haverá o reajuste. Quais
são então as verdadeiras intenções?
" sendo a Expresso Cidade a vencedora do certame, o prefeito irá manter a mesma tarifa.Caso ocorra a substituição da empresa, automaticamente haverá o reajuste" Isso foi declarado por autoridades municipais e\ou está no edital ? Há fonte fidedigna dessa informação ou é uma suposição da empresa ? Não uso ônibus ,mas acho isso muito sério e de grandes consequências para a comunidade e para a empresa.
ResponderExcluirfred souza
Realmente pode haver reajuste sim, mais que seja de onibus dignos de se andar, onibus novos
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