quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mundo sem fronteiras. Encerramento de enquete.


Após o advento da internet e das redes sociais não existem mais fronteiras no mundo. A internet foi sem dúvida a maior contribuição que a sociedade contemporânea produziu para a humanidade. Ela se propaga por via satélite, rádio telefone, ou fibra óptica para chegar às casas e as empresas ou ainda conseguem proporcionar conexão sem fio, wireless ou wi-fi. Essa tecnologia além de ter sido incorporada ao computador convencional, esta presente em celulares, computadores de mãos (palm top e smartphone), aparelhos eletroeletrônicos e ainda em relógios de pulso. Esse meio de acesso virtual é disponibilizado pelo mundo inteiro com uma facilidade espetacular, grande parte da população, inclusive as camadas socioeconômicas menos favorecidas tem acesso à internet.

No mês de fevereiro de 2013 criamos um Blog para promover  discussões de assuntos relacionados a política local com o intuito de contribuir com os gestores públicos, sobretudo no aperfeiçoamento das relações entre governantes e governados. Desde então temos alertado a classe política sobre o papel das redes sociais na era da sociedade midiatizada, sempre partindo do pressuposto que os políticos modernos não podem prescindir das redes sociais, principalmente ao Facebook e Twitter.

No dia 25/08 criamos uma enquete no Blog bastidores da Política perguntando a sociedade araguarina em quem ela votaria para deputado estadual, logicamente que os nomes que foram colocados como opções, não foram colocados de forma aleatória, fizemos antes uma sondagem a uma parcela da população e concluímos que tais nomes eram os mais lembrados para uma provável disputa a Assembleia Legislativa.

 Utilizamos  o facebbok como principal meio de divulgação , e somente nos três primeiros dias registramos mais de 10.000 votos . Contudo observamos que o objetivo principal da enquete não foi alcançado, pois nosso objetivo era consultar somente os cidadãos araguarinos sobre suas preferências para o cargo de deputado estadual, mas tivemos informações confirmadas que um grande número de pessoas de outras cidades acessou também o blog e se manifestou. Não nos resta então alternativa a não ser encerrar a enquete. Fica, porém o aprendizado de que na era das redes sociais, o mundo não tem mais fronteiras.

Veja um simples exemplo sobre as visualizações deste humilde blog:

Visualizações de página por país


Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog

Entrada         Visualizações de página
Brasil
7517
Estados Unidos
399
Alemanha
75
França
22
Suécia
16
Bolívia
15
Rússia
11
Suíça
10
Espanha
5
Reino Unido

4 comentários:

  1. Gostaria de saber qual o resultado da enquete, quem ficou em primeiro e em segundo, porque até quando eu vi o meu candidato estava em primeiro, Dr Idson é claro!.
    Abraço, bom trabalho e aguardando respostas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço pelo retorno Wilton Lima, o povo já acordou e sabe quem realmente tem que nos representar, representante do povo tem que ser honesto e trabalhador e acima de tudo olhar para o povo e sabemos que o Dr, Idson é assim!.
    O Dr. ta disparado!!!

    ResponderExcluir