terça-feira, 31 de outubro de 2017

Autorizado a criação do Colégio Militar em Araguari


Foi publicado hoje no Boletim Geral da Policia Militar de Minas Gerais a criação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais unidade Araguari. Conheça a história de uma das melhores instituições de ensino de Minas Gerais:


Em 16 de março de 1937, ingressou na Polícia Militar de Minas Gerias, na cidade de Barbacena, como soldado, o Coronel QOR Argentino Madeira. À época observar nenhum integrante da Polícia Militar estudava no Colégio Estadual de sua cidade, que abrigava somente as elites locais.

 Incomodava também ao jovem militar, o baixo nível cultural dos instrutores, mesmo quando a instrução era especificamente militar. Em 1946, após concluir o Curso de Formação de Oficiais, o aspirante Argentino Madeira retornou a Barbacena e fundou no 9° BPM a Escola Regimental, onde ministrava aulas ainda em 1946, já transferido para Belo Horizonte e servindo no EMPM, se matriculou na Faculdade de Filosofia. 

Neste período a ideia de criação de um ginásio destinado aos servidores da PM e seus dependente começou a tomar consistência, embora muito combatida. Mas o Tenente Argentino Madeira contava como apoio de vários oficiais da PM, dentre eles Manoel de Almeida, José Gonçalves, Waldir Fourreaux e Jacinto d Amaral.

 Com promulgação da Lei N° 480, de 10/11/49, pelo Governador Milton Soares Campos foi criado no Departamento de Instrução (DI), em Belo Horizonte, o Ginásio Tiradentes da Polícia Militar. Esta conquista foi fruto do esforço e ideal de alguns oficiais, especialmente o Tenente PM Argentino Madeira, com a colaboração de toda corporação.

 O objetivo era oferecer educação escolar aos militares e seus dependentes. Estava dado o primeiro e mais importante passo, pois, em 1951 o Ginásio Tiradentes foi transformado em "Colégio Tiradentes". Seu primeiro diretor foi o professor e advogado Carlos Porfírio dos Santos, sucedi elo pulo Tenente Argentino Madeira, hoje Cel PM QOR, que permaneceu no cargo até 28/06/ /1, dedicando duas décadas de relevantes serviços à comunidade escolar.

 Dentre eles merecem especial destaque: a) a construção da sede atual do Colégio Tiradentes/Santa Tereza à Praça Duque de Caxias s/n. em Santa Tereza, executada pelo pessoal do extinto Corpo de Serviço Auxiliar, CSA, sob o Comando do Cel Antônio da Costa Dias, e inauguradas em 01/08/64. Grande parte dos recursos destinados à construção foram doados pelos integrantes da Corporação durante três anos. b) a instalação do Curso Científico, em 1957 e do Curso Normal, em 1963 destinado à formação de professores para o antigo Curso Primário. c) a expansão do Colégio Tiradentes para diversas cidades do interior de Minas Gerais decorrente da qualidade do ensino do Colégio Tiradentes em Belo Horizonte, evidenciada com a aprovação em massa, nas escolas de ensino superior da Capital, da primeira turma de concluintes do 2° grau.

 Em decorrência da Lei Estadual n° 4941, de 12 de setembro de 1968, o "Ginásio Tiradentes", passou a denominar-se "Colégio Tiradentes da Polícia Militar", conhecido pela sigla CTPM. ( fonte: Site PMMG)





Nenhum comentário:

Postar um comentário