O Poder dos meios de comunicação...
Um dos pilares em que descansa o poder das classes opressoras é a
imprensa. O exército é o braço armado que protege o Estado (guarda
pretoriana), e para este fim utiliza a violência armada contra os
inimigos deste Estado. Os meios de comunicação são os braços
manipuladores de consciências, e usam para isto a mentira, a montagem e
a distorção da realidade. A imprensa e o jornalismo, usados como parte
do poder, são conduzidos à prostituição intelectual. Esta relação entre
poder e meios de comunicação tem crescido com o avanço e o
desenvolvimento da tecnologia.
Até antes da revolução industrial na
Inglaterra (final do século XVIII) a imprensa não era mais que um fator
(veículo) de cultura eclesiástica e seu alcance estava reduzido a uma
elite de grandes proprietários de terras, padres e burocratas. Isso já
não acontece, com o avanço e desenvolvimento da tecnologia capitalista.
Com a revolução industrial e o surgimento da burguesia como classe
hegemônica, o controle da imprensa e do jornalismo constitui
instrumento estratégico de caráter ideológico e de propaganda para
controlar o poder político do Estado e da sociedade.
Na época em
que vivemos, da mais impressionante revolução tecnológica nos meios de
comunicação, a imprensa tem agigantado sua dimensão de instrumento de
poder. A imprensa, escrita, falada ou televisionada, é, antes de
qualquer coisa, uma grande empresa política controlada pelo Estado. Seu
rol político, em alguns casos, é mais importante que os próprios
partidos burgueses. Assim, a televisão, os periódicos, a rádio,
internet, etc., constituem um instrumento de primeira ordem para
sustentar o sistema de opressão.
Nenhum grupo de poder, nos países
ricos ou pobres, pode prescindir do concurso favorável do jornalismo e
dos meios de comunicação. No USA ou em qualquer outro país rico, os
grandes consórcios da imprensa estão vinculados aos grupos econômicos e
aos partidos do poder. É fácil distinguir a relação direta entre os
grupos de poder e o controle das grandes empresas de comunicação.
Luis Arce Borja
lindo texto parabéns
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